segunda-feira, 9 de abril de 2012

Estudo de Feudo

Feudo:
Na Europa, durante a Idade Média (século V ao XV) o feudo era um terreno ou propriedade (bem material) que o senhor feudal (nobre) concedia a outro nobre (vassalo). Em retribuição, o vassalo deveria prestar serviços ao senhor feudal, pagar impostos e oferecer lealdade e segurança.
Um feudo medieval (território), geralmente, era constituído pelas seguintes instalações: castelo fortificado (residência do nobre e sua família), vila camponesa (residência dos servos), área de plantio, igreja ou capela, moinho, estábulo, celeiro, etc.
Como neste período a propriedade da terra era sinônimo de poder econômico, político e social, eram comuns as guerras e batalhas pela disputa de feudos.
Após estudos sobre o Feudo os alunos do 7º ano estão construindo maquetes da organização de um Feudo.
Confiram os trabalhos nas fotos abaixo.






Estudo da Célula



Após muitos estudos sobre as partes de uma célula, a professora Fabiane desafiou os alunos a construírem uma célula com massinha.

O resultado está nas fotos abaixo, confiram.









Reunião de Pais



A reunião de Pais da EMEF São Bento foi muito produtiva.
Os pais vieram à escola para tomar conhecimento do início do Ano Letivo e também participar da construção do Contrato Social que trata das regras de convivência na escola.
Pais e escola uma parceria que sempre dá certo.

As fotos mostram os momentos de troca entre pais e escola.







Metamorfose da Borboleta


Os Anos Iniciais estiveram observando a metamorfose da Borboleta.
Os alunos observaram todos os passos até a transformação final e, depois, soltaram a borboleta.
Esta atividade fazia parte do Projeto de Acolhida da EMEF São Bento para comprovar que a cada fim de etapa é o início de uma nova e todos passam por processos de transformação.
As fotos motram as turmas nos diversos momentos.





Projeto de Acolhida

Como parte integrante do Projeto de Acolhida da EMEF São Bento, os alunos dos Anos Iniciais tem momentos coletivos quando cantam a música tema do projeto: Até o fim dos Engenheiros do Hawai.
As fotos mostram os momentos.